sexta-feira, 3 de julho de 2015

FIES, novas regras a partir do segundo semestre de 2015.


A partir do segundo semestre de 2015, o FIES ( Fundo de Financiamento Estudantil ), contara com o desempenho do estudante no enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que sera considerado para acesso às novas vagas desse programa.


FIES




hoje sexta feita dia ( 03/072015 ), o Ministério da Educação publicou uma portaria com as regras do programa federal. Nela explica que o FIES priorizara alguns cursos em determinadas áreas, licenciaturas, engenharias e saúde– e regiões do país, e as vagas prioriza os estudantes que tiveram os melhores desempenho no ENEM.

Um trecho da portaria revela como deverá ser a nova forma do FIES "Encerrado o período de inscrição, os estudantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram" assinada pelo ministro interino, Luiz Cláudio Costa. O uso da nota, a exemplo de outros programas do MEC, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada, do governo federal), estava em estudo pela pasta.

Existem também alguns criterios adicionais que sera levado em conta no FIES. Na portaria afirma que "ministério poderá definir critérios adicionais que julgar pertinentes, que serão tornados públicos". A portaria ja definiu prazo para as instituições interessadas em participar a esse edição devem se manifestar ate o dia 17 de julho de 2015.

a boa notícia e que dez por cento das vagas sera destinada a estudantes que concluiram o ENEM antes de 2010 e desde então nao tenham feito nenhuma edição de exame. Os professores da rede publica també resão beneficiados com essa porcetagem de reserva de vagas.

A regra esta no momento de transição, sendo que a partir de 2016 entrara em vigor, segundo a portaria todo o público que deseja o FIES devera fazer o ENEM a partir do proximo ano.


Segue site do programa FIES, para mais informações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário